Participação direta e democracia grega. Uma história exemplar?

Participação direta e democracia grega. Uma história exemplar?
Modelo: 978-989-99960-1-4
Disponibilidade: Em Stock
Preço: 20,00 €
Sem Impostos: 18,87 €
Qt.:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Mais do que uma enésima história da cidade grega e da democracia ateniense, este livro é uma contribuição para o debate contemporâneo sobre a democracia. Este estudo «ao pé da letra» da participação direta, enquanto cultura política, propõe mergulhar no vivido da participação política do cidadão grego, na sua grandeza, nos seus limites. Trata-se de uma tentativa de intervenção cidadã de um historiador da Antiguidade muito inquieto com o déficit participativo nas nossas democracias e com o déficit de comunicação da sua disciplina.
É urgente ultrapassar as oposições estéreis entre liberdade antiga e liberdade moderna, iluminar o estudo de uma pelo exame da outra. Se fecharmos os olhos, se a cidade não for repolitizada, estas liberdades não serão em breve senão uma vaga lembrança.


Doutor em História da Antiguidade pela Université de Franche-Comté (Besançon, França), José Antonio Dabdab Trabulsi foi Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, e, a partir de 1991, da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), onde se tornou Professor Titular em 1997. Dirigiu a Pós-Graduação em História em Belo Horizonte, e foi Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Publicou numerosos artigos e livros, na França, no Brasil, e em outros países, sobre temas de história da Grécia antiga e de historiografia moderna da Antiguidade.

Grácio Editor | Livraria online © 2018 | Nota para o utilizador: A nossa loja online utiliza cookies. Ao navegar neste site autoriza o seu funcionamento.