Filosofia da argumentação

Filosofia da argumentação
Modelo: 978-989-54275-7-4
Disponibilidade: Em Stock
Preço: 10,00 €
Sem Impostos: 9,43 €
Qt.:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Interrogar a dimensão existencial do argumentar, ligando-a à coexistência humana e ao sentido de justiça, é o propósito das reflexões levadas a cabo pelo autor deste livro, Rui Alexandre Grácio. Ao mesmo tempo, e considerando que a argumentação é uma subespécie de comunicação, este especialista da argumentação e da retórica procura alertar para os perigos da unilateralização da comunicação na sociedade contemporânea, sublinhando que eles conduzem a um enfraquecimento dos ideais comunitários democráticos dos quais a argumentação não pode ser dissociada. Trata-se, em suma, de uma visão filosófica focada na vertente sócio-existencial da argumentação.
Como se pode depreender da seguinte passagem: «A argumentação, mais do que uma arte da palavra, é uma arte de ouvir, uma arte da hospitalidade voltada para a coexistência. Estimula tanto a liberdade de expressão, como se expõe ao crivo do comunitário, ao confronto e à palavra crítica do outro. Proporciona um terreno onde nos podemos esclarecer e através do qual vamos aferindo a intensidade móvel das nossas filiações e posicionamentos. Ensina-nos, de algum modo, esse mundo cheio de arestas e metamorfoses no qual temos de coexistir uns com os outros».

 

Grácio Editor | Livraria online © 2019 | Nota para o utilizador: A nossa loja online utiliza cookies. Ao navegar neste site autoriza o seu funcionamento.