M.M.Baptista, M.J.Pereira e A. Almeida
Maria_Joana_Alexandre

Maria Manuel Baptista

Nota biográfica

Maria Manuel Baptista é professora catedrática no departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, doutorada em Cultura, pela mesma universidade, mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra, e licenciada em Filosofia, pela Universidade do Porto.Trabalha na área dos Estudos Culturais e interessa-se particularmente por projetos fortemente interdisciplinares, alguns em execução e outros em preparação, em Portugal e nos países Lusófonos, muito particularmente no Brasil. Procura desenvolver redes e parcerias académicas com Espanha (e outros países latino americanos), Inglaterra e França. Deste modo, tem interesse em atividades e projetos que possam articular as áreas da Literatura, Filosofia, Educação, Comunicação, Psicologia Social e Cultural, História e História da Arte/Estética, Sociologia da Cultura, Cultura Popular e Religiosidade, bem como Turismo Cultural.

Maria Joana Pereira

Nota biográfica

Maria Joana Alves Pereira é atualmente doutoranda do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC) das Universidades de Aveiro (UA) e Minho (UMinho). É também investigadora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro, onde participa no Núcleo de Cultura e Ócio e no Núcleo de Estudos de Género e Performatividades. Foi bolsista-estagiária do programa ERASMUS na Universidad de Deusto (Bilbao, Espanha). Faz parte da Direção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM, Portugal), onde tem desempenhado a função de coordenadora de projectos, nomeadamente no projeto Unlove/Unpop financiado diretamente pela Secretária de Estado para Cidadania e Igualdade. É ainda sócio-fundadora da IRENNE, Associação de investigação, prevenção e combate à violência e exclusão. Tem vasta experiência na área de produção cultural, atuando como gestora de diversos projetos artísticos relacionados, especialmente, à área da música. Neste âmbito foca-se também na concepção de espectáculos e produção discográfica, tendo sido, em 2009, a primeira Mulher Portuguesa a produzir um disco para a mais prestigiada editora de jazz do Mundo a – Blue Note Records.

Alexandre Almeida

Nota biográfica

Alexandre Rodolfo Alves de Almeida é doutorando do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro (UA) e Minho (UM), investigador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro e membro dos núcleos de ‘Cultura e Ócio’ e de ‘Estudos de Género e Performance’. É Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade da Amazônia (Brasil). Já atuou como jornalista em veículos online e em organização não-governamental. No âmbito acadêmico tem estudado especialmente os usos políticos de novas tecnologias de comunicação, em particular, dos medias locativos.