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A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal

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978-989-53552-8-0 (e-ISBN) ,
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Esta edição procura atualizar os estudos sobre a qualidade no audiovisual, integrando a discussão sobre a circulação e a experiência estética na análise das séries ficcionais, sob o prisma da competência mediática, a partir das novas configurações que estão presentes na cultura digital.  Argumenta-se que a qualidade da experiência estética está intimamente ligada à competência midiática, uma vez que esta possibilita um aprofundamento da própria experiência, considerando tanto a fruição audiovisual quanto a produção criativa de conteúdos, que se mostra das mais diversas formas nas redes sociais, especialmente no Twitter.

Desenvolvido por investigadores do Observatório da Qualidade no Audiovisual entre 2016 e 2021, o presente livro apresenta os resultados do projeto de investigação «Estudo sobre as relações entre a qualidade audiovisual e a competência midiática na ficção seriada lusófona (2010/2020)», cuja proposta teórico­-metodológica foi finalizada durante o estágio de pós-doutoramento da coordenadora no CIAC/UAlg em 2019­/2020. Os autores da obra são Daiana Sigiliano, Eutália Ramos, Gabriela Borges, Gustavo Furtuoso, Júlia Garcia, Lucas Vieira, Matheus Soares e Nayara Zanetti.

O projeto teve como objetivo analisar as séries brasileiras e portuguesas produzidas entre 2010 e 2020 com o intuito de promover a discussão sobre a interrelação entre as características intrínsecas à criação, à circulação e à experiência estética do público a partir do estudo dos conceitos de qualidade no audiovisual e competência midiática. A proposta teórico­-metodológica foi assim testada na análise de todo o processo comunicativo das séries Assédio (Globoplay, 2018), Coisa mais Linda (Netflix, 2019­2020), Todxs Nós (HBO, 2020) e #CasadoCais (RTP, 2018­2020), englobando desde a análise audiovisual até à coleta e análise das ações de transmidiação e da conversação nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter). Foram definidos parâmetros de qualidade para a análise da criação e da circulação, os quais foram colocados em diálogo com a experiência estética, entendida por meio da análise crítica da produção criativa, discutida através das dimensões da competência midiática.

Formato

Eletrónico (PDF)